Outubro
No passado dia 3 de Outubro de 2014 (6.ª Feira), pelas 19h 00, no espaço Galeria da Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense - Os Penicheiros, na Rua Almirante Reis, n.º 66 (perto do Parque Catarina Eufémia), no Barreiro, inaugurou-se a exposição "Magia Cintilante" de Vanda Salgado, que vai estar aberta ao público entre as 15h 00 e as 19h 00 e as 21h 00 e as 00h 00, até 30 de Outubro.
Uma organização da Associação das Colectividades do Concelho do Barreiro - ACCB e da Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense - Os Penicheiros e integrado na diversas exposições que a SIRB - Os Penicheiros e a ACCB têm realizado. Confirma a tua presença! |
No passado dia 4 de Outubro de 2014 (Sábado), pelas 21h 00, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, realizou-se uma Sessão em Defesa da Revolução de Abril, com exibição de diversos filmes da Revolução de 74 e com a participação de Domingos Abrantes, Resistente Anti-fascista, integrado no ciclo de Cinema e Revolução e nas Comemorações do 40.º Aniversário da Revolução de Abril.
Uma organização da Associação das Colectividades do Concelho do Barreiro - ACCB e do Movimento Associativo Popular do Concelho do Barreiro. Confirma a tua presença! |
Setembro
rockar abril
No dia 20 de Setembro de 2014( de Sábado para Domingo)), entre as 22h e as 02h, na cidade do Barreiro, terra operária, recebemos os Blase & The Stars (do Barreiro), os Karpe Diem (de Alverca) e os Horas Vagas (do Seixal), numa homenagem à Revolução de Abril de 74, denominado ROCKAR ABRIL, inserido nas Comemorações do 40.º Aniversário da Revolução de Abril organizado pelaAssociações de Colectividades do Concelho do Barreiro - ACCB, Penicheiros Sirb, o Movimento Associativo Popular (MAP) do Barreiro e com apoio da Câmara Municipal Barreiro Cultura. Agradecemos o empenho e a participação de todos. Um abraço a todos os que se envolveram para que esta grande iniciativa fosse possível: Francisco Rosário, Carlos Mota, Daniel Rocha Ventura, Isabel Caeiro, Rui Calvete, aos técnicos da Câmara Municipal do Barreiro e tantos outros.
Em falta estão os registo de vídeo dos Blaze And The Star que vamos disponibilizar durante este fim-de-semana.
futebol da quinta da lomba
Recebeu o 2.º Aniversário da Associação das Colectividades do Concelho do Barreiro
No passado dia 29 de Junho de 2014 (Domingo), entre as 21h 00 e as 23h 30, no salão do Futebol Clube da Quinta da Lomba realizou-se o 2.º aniversário da Associação das Coletividades do Concelho do Barreiro (ACCB), estrutura descentralizada da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD).
O Presidente da Mesa da Assembleia Geral da ACCB - Armado José da Cunha Santos – começou por chamar os convidados para a mesa da Sessão Solene – Carlos Moreira (Presidente da União de Freguesias do alto do Seixalinho, Santo André e da Verderena); Sofia Martins (Vereadora e Vice-presidente da Câmara Municipal do Barreiro); Diamantino Estanislau (Presidente da Direcção da Federação das Colectividades do Distrito de Setúbal); Daniel Ventura (Presidente da Direcção da Associação das Colectividades do Concelho do Barreiro); e, Joaquim Vieira (Presidente da Direcção do Futebol Clube da Quinta da Lomba).
Após as intervenções dos convidados, o Grupo Coral Alentejano - "Os Amigos do Barreiro" apresentou seis canções (modas).
No final da Sessão Solene do 2.º Aniversário, o Presidente da Assembleia Geral convidou os presentes para cantarem os parabéns e abrirem o bolo de aniversário da ACCB.
O Presidente da Mesa da Assembleia Geral da ACCB - Armado José da Cunha Santos – começou por chamar os convidados para a mesa da Sessão Solene – Carlos Moreira (Presidente da União de Freguesias do alto do Seixalinho, Santo André e da Verderena); Sofia Martins (Vereadora e Vice-presidente da Câmara Municipal do Barreiro); Diamantino Estanislau (Presidente da Direcção da Federação das Colectividades do Distrito de Setúbal); Daniel Ventura (Presidente da Direcção da Associação das Colectividades do Concelho do Barreiro); e, Joaquim Vieira (Presidente da Direcção do Futebol Clube da Quinta da Lomba).
Após as intervenções dos convidados, o Grupo Coral Alentejano - "Os Amigos do Barreiro" apresentou seis canções (modas).
No final da Sessão Solene do 2.º Aniversário, o Presidente da Assembleia Geral convidou os presentes para cantarem os parabéns e abrirem o bolo de aniversário da ACCB.
dois anos de vida
Sessão Solene do 2º Aniversário no Futebol Clube da Quinta da Lomba (já) no próximo Domingo dia 29 de Junho
A Associação das Colectividades do Concelho do Barreiro (ACCB) tem o prazer de o/a convidar para a Sessão Solene do 2.º Aniversário, a realizar no dia 29 de Junho de 2014 (Domingo), pelas 21h, na sede do Futebol Clube da Quinta da Lomba (Rua Professor Azevedo Gomes, nº 37, Santo André, Barreiro), com a participação do Grupo Coral Alentejano – Os Amigos do Barreiro.
|
paz debatida no barreiro
Sessão em defesa da Paz no Barreiro
Duas dezenas de defensores da Paz contra as guerras de rapina animaram a sessão pública de que o Conselho Português para Paz e Cooperação (CPPC) foi parte integrante na passada sexta-feira, na Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense-SIRB, “Os Penicheiros”. [CONTINUAÇÃO]
BARREIRO | EXPOSIÇÃO NA SIRB - OS PENICHEIROS
“25 de Abril, ontem e hoje – evocação, memória e luta” na Galeria da SIRB - Os Penicheiros
A Associação das Colectividades do Concelho do Barreiro (ACCB), a Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense - Os Penicheiros e a União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) inauguram a exposição “25 de Abril, ontem e hoje – evocação, memória e luta”, no dia 20 de Junho de 2014 (6.º Feira), pelas 19h 00, na Galeria da SIRB – Os Penicheiros, na Rua Almirante Reis, n.º 66 (perto do Parque Catarina Eufémia), no Barreiro, com a presença de Américo Leal da direcção nacional da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP).
|
Telefone: 212 070 567 | www.accbarreiro.weebly.com | [email protected]
|
BARREIRO | CONFErÊNCIAConstituições, Liberdade e Democracia no passado Sábado no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro
No passado dia 14 de Junho de 2014 (Sábado), pelas 21h 00, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, o Dr. Augusto Flor, Antropólogo, Investigador e Presidente da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, apresentou um trabalho que tem vindo a realizar nos últimos quatros sobre as Constituições, a Liberdade e a Democracia.
ANIVERSÁRIOEstrela Negra assinalou
o 37.º Aniversário No passado dia 10 de Junho de 2014 (3.ª Feira), pelas 17h 00, nas instalações do Grupo Desportivo e Cultural Estrela Negra realizou-se um momento solene de entrega dos diplomas aos sócios mais antigos e a abertura do bolo de aniversário que assinala o 37.º Aniversário do Estrela Negra, no Barreiro.
BARREIROConferência "Constituições, liberdade e Democracia" dia 14 no Auditório da Biblioteca com Augusto Flor
Ex.mos Srs(as).
A Associação das Colectividades do Concelho do Barreiro (ACCB) tem o prazer do o/a convidar para a Conferência "Constituições, Liberdade e Democracia", integrada nas Comemorações dos 40.º Aniversário da Revolução de Abril, a realizar no dia 14 de Junho de 2014 (Sábado), pelas 21h 00, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, com a participação do Dr. Augusto Flor - Antropólogo, Investigador e Presidente da Confederação Portuguesa de Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD). lisboa | aniversário Caminhada do Aniversário do Estádio Nacional
No próximo dia 10 de Junho de 2014 (3.ª feira), pela 9h 00, no Estádio Nacional realiza-se um Caminhada do Aniversário do Estádio do Jamor (5 Km). Para inscrições contactar a Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD).
A concentração é na Praça da Maratona e podem inscrever-se através do correio electrónico: [email protected] ou no local no dia da prova. Esta é uma iniciativa do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) em parceria com a Confederação Portuguesa de Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD) e as Estruturas Descentralizadas do Distrito de Lisboa - Federação das Colectividades do Distrito de Lisboa e as Associações de Colectividades do Concelho de Lisboa e de Loures. Do Distrito de Setúbal estão envolvidas as seguintes Estruturas: Federação das Colectividades do Distrito de Setúbal; Associação de Colectividades do Concelho de Almada, do Barreiro e do Seixal. figueira da foz | aniversário90 Anos da Confedração Portuguesa de Colectividades e Dia Nacional das Colectividades de grande dignidade
No passado dia 31 de Maio de 2014 (Sábado), a cidade da Figueira da Foz foi palco de duas grandes iniciativas do Movimento Associativo Popular (MAP) Nacional: o Dia Nacional das Colectividades e as Comemorações dos 90 Anos da Confederação Portuguesa de Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD).
As Estruturas Descentralizadas dos Distrito de Setúbal (Associação das Colectividades de Almada, do Barreiro, a Federação das Colectividades do Distrito de Setúbal) deslocaram-se num autocarro cedido pela Câmara Municipal de Almada para assinalarmos estas duas grandes datas com a CPCCRD. O evento teve dois grandes momentos: um espectáculo de grande dignidade com as actividades culturais das associações e colectividades do Concelho da Figueira da Foz e uma Sessão Solene para atribuição de Distinções e Galardões de elevado reconhecimento e mérito prestado ao MAP e à sociedade. Dia nacional
|
BARREIRO | SESSÃO PÚBLICAConselho para a Paz e Cooperação realiza Sessão Pública, dia 20, na SIRB - Os Penicheiros,
A Associação das Colectividades do Concelho do Barreiro (ACCB), a Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense - Os Penicheiros e o Conselho para a Paz e Cooperação (CPPC) tem o prazer do o/a convidar para a Sessão Pública "Contras as Guerras de Rapina - a luta em defesa da paz em todo o mundo", a realizar no dia 20 de Junho de 2014 (6.ª Feira), pelas 21h 00, na Sociedade de Instrução e Recreio - Os Penicheiros, no Barreiro, com as presenças de Hernâni Magalhães (Direcção da CPPC) e de Hélder Madeira (presidência do CPPC).
ENSINOExcelente contributo dos alunos da Bento Jesus Caraça na Antiga Estação do Lavradio
No passado dia 6 de Junho de 2014 (6.ª Feira), pelas 9h 00, realizou-se uma Acção de Limpeza, na antiga Estação do Lavradio, integrada no DIA B, e organizada pela Associação das Colectividades do Concelho do Barreiro (ACCB) em parceria com a Escola Bento Jesus Caraça.
Os cerca de vinte alunos, dois professores e dois dirigentes associativos, entre as 9h 00 e as 15h 00, procederam à limpeza da zona envolvente ao armazém e encheram seis sacos de lona de entulho cedidos pela CMB. As duas Associações e o Movimento (Associação Barreiro - Património, Memória e Futuro, a Associação das Colectividades do Concelho do Barreiro e o Movimento Ferroviário) deram as boas vindas e apresentaram o Projecto L aos alunos e aos professores. Os alunos da Escola Bento Jesus Caraça - Barreiro, entusiasmados, desempenharam muito bem as tarefas que lhes foram confiadas. Muitos parabéns alunos da Escola Bento Jesus Caraça - Barreiro. Mês do associativismoMês do Associativismo já arrancou no Barreiro
teatroA peça de teatro Solário na Verderena
"O Solário" de Fernando Augusto é a 26.ª
produção que o Teatro Projéctor estreia no próximo dia 6 de Junho de 2014 (6.ª feira), pelas 21h 30, no
Auditório da Freguesia da Verderena (Av. Da Liberdade, n.º 19). Vá ao teatro!
patrimónioAcção de recuperação do património Ferroviário dia 7 de Junho - Sábado
O Espaço L (projecto L) realiza no próximo dia 7 de Junho de 2014 (Sábado), pelas 9h 00, mais uma acção de recuperação do Património Ferroviário do Barreiro, com limpezas e pinturas na antiga Estação do Lavradio, integrado no projecto do "Dia B", da Câmara Municipal do Barreiro.
Os interessados em participar nesta acção de recuperação do Património Ferroviário do Barreiro (antiga Estação do Lavradio) podem inscrever-se através do email: [email protected] O Dia B – movimente esta ideia pretende dinamizar diferentes acções de voluntariado urbano, através de parcerias com várias entidades e envolvimento da população do concelho, contribuindo para o reforço da coesão sócio territorial. Sobre o dia B: http://diab.cm-barreiro.pt/ https://www.facebook.com/DiaB.MovimenteEstaIdeia?fref=ts parque da cidade recebeu mostra dos jogos tradicionais O Parque da Cidade, no Barreiro, recebeu no dia 1 de Junho de 2014 (Domingo), entre as 9h 00 e as 12h 30, no dia Mundial da Criança, uma sessão de apresentação de Jogos Tradicionais para as crianças, para os jovens e, inevitavelmente, para os adultos.
A Mostra dos Jogos Tradicionais começou em Março e terminou no dia 1 de Junho, com a participação de mais de cem (100) crianças, jovens e adultos. É, também, o resultados das sucessivas acções que Associação das Colectividades do Concelho do Barreiro (ACCB) têm vindo a realizar nas Escolas do 1.º Ciclo e em espaços públicos no Concelho. mÊS DO ASSOCIATIVISMO ARRANCA NO FINAL DE MAIOCaros Companheiros Dirigentes Associativos Voluntários (DAV),
A Associação das Coletividades do Concelho do Barreiro (ACCB) e as Coletividades do Concelho, com o apoio da Federação das Coletividades do Distrito e de Setúbal (FCDS) e da Confederação Portuguesa de Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD) vão assinalar o Dia Nacional das Coletividades no Concelho do Barreiro e o Mês do Associativismo. Vamos construir um programa comum das "Comemorações do Dia Nacional das Associações e Coletividades no Concelho do Barreiro", com início no final do mês de Maio e a terminar no dia 29 de Junho de 2013, em diversas Associações e Coletividades e em espaços públicos, onde podemos demonstrar o que cada organização faz para os sócios, para a comunidade, para as Freguesias e para o Concelho. Estamos a receber os contributos para esta grande homenagem ao Movimento Associativo Popular do Barreiro. As comemorações vão ser realizadas pelos Dirigentes Associativos Voluntários e pelas Associações e Coletividades e direcionadas aos sócios, aos amigos das coletividades e aos que queiram construir um projeto único mas diversificado sob o lema: "Comemorar o Dia Nacional das Associações e Coletividades”. Para participar basta trazer ideias, projetos e atividades (nome da atividade, dia, hora, local, nome daassociação/coletividade, responsável pela iniciativa, telefone, e-mail, site, nome da organização). Pode entregar a sua proposta de atividade até 28 de Maio de 2013 (4ª Feira), na Associação das Coletividades do Concelho do Barreiro (ACCB), na Rua São Gonçalo, 5B, (perto da sede da antiga Junta de Freguesia do Alto do Seixalinho), Barreiro. Tel.:212 070 567 (entre as 17h 00 e as 21h 00). E-mail: [email protected] | [email protected] | http://mes-associativismo2014.weebly.com/ VAMOS COMEMORAR O DIA NACIONAL DAS COLETIVIDADES! VAMOS CONSTRUIR UM GRANDE MÊS DO ASSOCIATIVISMO NO BARREIRO! SÓ COM A DIVERSIDADE PODEMOS CONSTRUIR UM MÊS DO ASSOCIATIVISMO NO BARREIRO! PARTICIPEM NO MÊS DO ASSOCIATIVISMO NO BARREIRO! A Direcção da Associação (ACCB) |
JOGOS TRADICIONAIS PASSARAM PELA ESCOLA 6 DO BARREIRONo passado dia 14 de Março de 2014 (6ª Feira), entre as 9h 00 e as 12h 30, as crianças da Escola n.º 6, do 1.º ciclo, no Barreiro tiveram um primeiro contacto com o projecto "Mostra de Jogos Tradicionais e Populares" que a Associação das colectividades do Concelho do Barreiro (ACCB) está a desenvolver nas escolas do 1.º ciclo e nos espaços públicos do concelho do Barreiro.
Nesta acção de contacto, conhecimento e de divulgação do projecto participaram perto de cento e cinquenta (150) crianças, os professores e um grupo de dirigentes associativos voluntários, que fazem parte do Grupo de Trabalho dos Jogos Tradicionais da Associação das Colectividades do Concelho do Barreiro. A "Mostra do Jogos Tradicionais e Populares" é um projecto de “Desporto para todos” com um enorme respeito pelas tradições culturais e históricas e que constitui parte fundamental da nossa identidade como povo. Este projecto visa o desenvolvimento e a afirmação do Associativismo Popular Português que passa por projectar em todo o concelho as acções necessárias, através da Associação das Colectividades do Concelho do Barreiro, das colectividades e associações, bem como de outras expressões e organizações associativas. O desenvolvimento deste projecto, deve passar pelo envolvimento das populações e respectivas comunidades locais, através das nossas Colectividades e Associações, da comunidade escolar, através das Associações de Pais e dos Professores, dos idosos, através dos Centros de dia, das mulheres e dos jovens, bem com de outras Entidades e Instituições. Devem servir, para promover os valores da amizade, da solidariedade, do convívio, da educação, da formação, da família, da nossa história e tradições, bem como a inclusão social. Este projecto, deve ser uma “grande festa” do Associativismo Popular Português, para todos quantos queiram contribuir, participar e aderir a esta iniciativa. a mostra de jogos populares e TRADICIONAIS de março a junho deste anoA Mostra de Jogos Populares e Tradicionais têm inicio agora em Março e termina no dia 1 de Junho (Domingo), dia Mundial da Criança e no encerramento da Feira Pedagógica organizada pela Câmara Municipal do Barreiro, no Parque da Cidade, no Barreiro.
Durante três meses a Associação das Colectividades do Concelho do Barreiro (ACCB) e as Colectividades que pretendam associar-se realizam diversas apresentações de Jogos Populares e Tradicionais, em Escolas do 1.º Ciclo e em espaços públicos do Concelho do Barreiro. Os interessados em participar, de forma voluntária, sejam dirigentes associativos ou não, podem enviar uma mensagem para o correio electrónico ([email protected]) com os seguintes dados: nome, número de telefone, idade, habilitações literárias, a disponibilidade de horário, o nome da colectividade ou associação e o cargo que ocupam (caso pertençam aos órgãos sociais). Ou preencher o seguinte formulário: CLIQUE. |
40.º ANIVERSÁRIO DA REVOLUÇÃO DE ABRILcantemos sempre na sirb - os penicheiros No dia 10 de Maio (Sábado), entre as 16h 00 e as 19h 00, na Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense - Os Penicheiros realizou-se uma grande Homenagem do Canto Polifónico à Revolução de Abril, integrada nas Comemorações do 40.º Aniversário do 25 de Abril, com a participação Grupo Coral e Instrumental de Santo André, "O Norte" - Associação de Reformados da Baixa da Banheira e o Coro Polifónico do Alto do Seixalinho.
cancelado
|
40.º aniversário da revolução de abrilAPOIOS
APOIOS INSTITUCIONAIS
|
Família associativa debate e prepara o futuroNo passado dia 22 de Março de 2014 (Sábado), foi um dia em cheio para o debate e a preparação do futuro do família associativa.
A constituição da Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais, a sustentabilidade financeira do movimento associativo popular, a realização do Conselho Nacional da Confederação para votação do para relatório e contas de 2013, a posse do Conselho Nacional Jovem e a assinatura de um contrato-programa como Instituto Português do Desporto e Da Juventude (IPDJ) para a promoção dos Jogos Tradicionais. Fundação da Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais Decorrem em bom ritmo os preparativos para a criação da Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais. A Federação das Colectividades do Distrito de Setúbal associou-se à iniciativa da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto no sentido de criar uma estrutura federativa especialmente vocacionada para “a defesa da nossa identidade cultural e histórica, através da conservação e valorização dos Jogos Tradicionais como elemento do património nacional”. A Federação conta-se entre as fundadoras da nova Federação e integra a respectiva Comissão Instaladora, em conjunto com a CPCCRD, as Federações das Colectividades de Lisboa e Aveiro e a Associação de Colectividades do Porto. Prevê-se para dentro em breve a realização da respectiva escritura por forma a permitir a realização da primeira assembleia geral da nova Federação.
O acto de fundação teve lugar na sede da CPCCRD em reunião que contou com a presença de uma dezena e meia de federações e associações de todo o país, representativas do Movimento Associativo Popular. Em discussão esteve o projecto de estatutos, tendo também sido presentado o logótipo da nova Federação. Sustentabilidade financeira do Movimento Associativo Popular A sustentabilidade financeira é um dos aspectos mais importantes da vida das colectividades e das estruturas da família associativa representadas pela Confederação, Federações distritais e associações concelhias. A rentabilização de recursos, a procura de novas soluções e a afinação de procedimentos foi motivo de debate numa reunião que antecedeu o Conselho Nacional. O encontro contou com a especial participação dos tesoureiros das diversas estruturas associativas. Conselho Nacional da Confederação A Confederação reuniu o seu Conselho Nacional no Museu Nacional do Desporto (Lisboa), ao Palácio Foz, tendo-se a Federação feito representar pelo seu Presidente e vários membros da Direcção. O Conselho Nacional reuniu para dar cumprimento ao preceito do Regulamento Geral Interno e na sequência de solicitação da Direção, tendo como ponto principal a apresentação e votação do Relatório e Contas de 2013.
A Direção fez uma apresentação detalhada do documento, após o que foi aberto debate que suscitou diversas participações que abordaram, quer aspetos relativos à situação geral do movimento associativo popular, quer à ação e actividade da Confederação. O documento viria a ser aprovado por unanimidade e aclamação. A constituição da Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais e o Congresso“Democracia e Associativismo”, a realizar no dia 5 de Abril no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures, foram também objecto de informação detalhada aos presentes.
Conselho Nacional Jovem A preocupação com o rejuvenescimento do quadro de dirigentes da Confederação e a sua atempada preparação está na base da criação do Conselho Nacional Jovem. O Conselho Nacional foi o cenário escolhido para o acto de posse de um alargado conjunto de jovens dirigentes associativos. Os jovens dirigentes são oriundos de várias regiões e vão integrar o novo órgão informal de aconselhamento da Confederação, nomeadamente em matérias de juventude. Aos jovens serão facultadas todas as informações e documentos da Confederação por forma a poderem acompanhar a vida da CPCCRD. Poderão também participar em todas as iniciativas promovidas pela Confederação.
Os jovens dirigentes foram indicados por associações que integram o Conselho Nacional, bem como por outras estruturas descentralizadas da família associativa.
Aos jovens dirigentes os nossos votos de um trabalho mutuamente frutuoso – para eles e para a Confederação! Contrato-programa com o IPDJ A ocasião incluiu ainda a assinatura de um contrato-programa entre a CPCCRD e o IPDJ Instituto Português do Desporto e Juventude com o objectivo de promover e divulgar os Jogos Tradicionais Portugueses, no âmbito do programa “Desporto para Todos”. Prevê-se que a partir deste contrato-programa possam vir a realizar-se iniciativas em todo o país, promovidas pelas associações e colectividades.
A sessão contou a participação de Augusto Baganha, Presidente do IPDJ, que dirigiu palavras de reconhecimento à Confederação e à família associativa, sublinhando a importância do associativismo. Texto e fotografias da FCDS |
mais uma sessão de esclarecimento para os dirigentes associativos dO LARANJEIRO E DO FEIJÓ - almadaA Federação das Colectividades do Distrito de Setúbal (FCDS), estrutura descentralizada da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD) promoveu no dia 15 de Março de 2014, pelas 15h 00, no Auditório da Junta em Feijó (Almada), em colaboração com a União de Freguesias de Laranjeiro e Feijó, uma sessão de informação e de debate sobre temas associativos.
|
encontro das colectividades do concelho do barreiro agendado para dia 1 de março na sirb - os penicheirosA Associação das Colectividades do Concelho do Barreiro - ACCB realiza no próximo dia 1 de Março de 2014 (Sábado), entre as 10h 00 e as 17h 30, no salão da Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense - Os Penicheiros, o Encontro de Colectividades do Concelho do Barreiro.
O Encontro vai ser um espaço de debate e de diálogo, entre os dirigentes associativos, as inúmeras associações e colectividades, a Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, a Federação das Colectividades do Distrito de Setúbal e as Autarquias (Câmara Municipal do Barreiro, as Uniões e Junta de Freguesia do Concelho). Inscreva-se! É gratuito. Programa do Encontro de Colectividades do Concelho do Barreiro: 9h 30 - Recepção do Dirigentes Associativos do Concelho (entrega de pastas) 10h 00 - Apresentação dos objectivos do Encontro de Colectividades do Concelho do Barreiro 10h 30 - Painel I - Apresentação do tema de debate: "As dificuldades impostas e a sustentabilidade financeira do Movimento Associativo Popular", com a presença da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD), da Federação das Colectividades do Distrito de Setúbal (FCDS) e das Autarquias (a Câmara do Barreiro e as Freguesias do Concelho). 11h 30 - Espaço de debate e opinião com a participação dos Dirigentes Associativos 13h 00 - Almoço - convívio com os Dirigentes Associativos e os Convidados, em local a designar e de acordo com o número de inscritos (assinalar na ficha de inscrição). 14h 30 - Actuação do Coro Polifónico do Alto do Seixalinho 15h 00 - Painel II - A "Contabilidade das Associações e Colectividades" é o tema que o Dr. Luís Costa, Técnico Oficial de Contas do Gabinete de Contabilidade, de Fiscalidade e de Gestão da Associação de Colectividades do Concelho do Barreiro (ACCB), vai apresentar de forma a elucidar as Direcções e o Conselho Fiscal. 15h 45 - Pausa 16h 00 - Espaço de questões com a participação dos Dirigentes Associativos 17h 15 - Encerramento Todos os dirigentes dos órgãos sociais (Mesa da Assembleia, Conselho Fiscal e Direcção) e membros de secções culturais e/ou desportivas podem participar no Encontro de Colectividades do Concelho. Para participar os Dirigentes Associativos e outros membros devem preencher uma ficha de inscrição (pode ser fotocopiada) ou enviar os dados através do e-mail ([email protected]) ou através da nossa ficha de inscrição no nosso sitio na internet (http://accbarreiro.weebly.com/encontro-de-colectividades-do-concelho.html). Para quaisquer esclarecimentos – Tel.: 212 070 567 (entre as 17h 00 e as 20h 00). |
APOIOS AO EVENTO:
PARCEIROS:
PROJECTOS:
GABINETES E GRUPOS:
PARCEIRAS:
ENTIDADES:
|
grupo de estudos do movimento associativo popular dá os primeiros passos em 2014No seguimento do último Congresso, em que foi aprovado o plano de acção que “cria” o Grupo de Estudos do Movimento Associativo Popular, nos seguintes termos:
“No sentido de dar mais visibilidade ao nosso Movimento Associativo é constituído o GEMAP – Grupo de Estudos do Movimento Associativismo Popular que tem como objectivo dar regularidade aos estudos científicos em torno das problemáticas e temáticas associativas, devendo ser autónomo dos órgãos sociais com objectivos e orçamento próprios, embora em ligação estreita com a Direcção. Terá como principais funções ser um observatório, promover estudos, investigação científica permanente, editar publicações, promover conferências académicas e contribuir decisivamente para a constituição do Conselho Cientifico do MAP, como forma de dar corpo às relações regulares que mantemos com as instituições académicas universitárias.” Numa primeira abordagem, o GEMAP é constituído pelos seguintes membros: Artur Martins (coordenador), António Ramos, Deolinda Nunes, Faustino Varela, Juvenal Ribeiro, Luís Maçarico e Luís Reis, estando aberto à inclusão de outras pessoas interessadas nos objectivos deste Grupo de Estudos. Para cumprir com as suas atribuições, o trabalho desenrola-se em quatro eixos a saber: - História da Confederação; - Preparação do Congresso Nacional de 2015 - Trabalhos sobre Associativismo - Constituição do Conselho Científico / Revista Científica. Para o ano de 2014 planeamos o seguinte: - História da Confederação, consolidar o grupo que irá desenvolver esta área e pesquisar e tratar documentação com vista à publicação do Volume I (1924 – 1974); - Preparação do Congresso, até Junho revisitar as intervenções e conclusões dos Congressos Nacionais de 1993 e 2001; - Trabalhos sobre Associativismo, três vertentes: Apresentação do livro “Liderança Comunitária – um Estudo colaborativo com dirigentes associativos”, dando resposta a solicitações de autarquias locais e estruturas descentralizadas; Estudo do Valor Económico do Associativismo do Concelho do Seixal, numa parceria com a Câmara Municipal e a Associação Concelhia das Colectividades, já iniciado e Outros, que a direcção entenda pertinentes; - Constituição do Conselho Científico / Revista Científica, desde logo revisitar os protocolos existentes com as Universidades, com vista à constituição do Conselho; Levantamento, recolha e tratamento de publicações, teses e dissertações sobre matérias das áreas do nosso universo; preparar a publicação da Revista. Apela-se a todos os leitores uma colaboração activa com este Grupo de Estudos, seja através da integração no mesmo, na participação com ideias e trabalhos ou no levantamento de publicações, teses e dissertações. barreiro assina contrato de comodato com a comissão de moradores do bairro 3Regina Janeiro, vereadora da Câmara Municipal do Barreiro, responsável pela área associativa, no dia 30 de Janeiro, no decorrer da Assinatura do Contrato de Comodato com a Comissão de Moradores do Bairro 3, afirmou que – “as Comissões de Moradores surgiram num momento particularmente sensível, após o 25 de Abril”, tendo como objectivo – “resolver problemas das populações”.
“É gratificante 40 anos após o 25 de Abril existirem Comissões de Moradores no concelho do Barreiro” – sublinhou a autarca. No Salão de Sessões Públicas da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto, em representação da Câmara e Carlos Ferreira, em representação da Comissão de Moradores do Bairro 3, assinaram um Contrato de Comodato através do qual o município cede à Comissão, a gestão das instalações, sua propriedade, localizadas no Bairro Alves Redol, há vários anos utilizadas por aquela Comissão, de forma a garantir a regular promoção das suas actividades associativas. Regina Janeiro recordou que – “as Comissões de Moradores surgiram num momento particularmente sensível, após o 25 de Abril”, tendo como objectivo – “resolver problemas das populações. É gratificante 40 anos após o 25 de Abril existirem Comissões de Moradores no concelho do Barreiro”. A vereadora do Associativismo referiu que a assinatura do Contrato de Comodato se insere na “linha de trabalho da Câmara Municipal do Barreiro” que visa “a cedência formal de espaço”, com “respeito pela independência” das associações e “nunca interferindo nas suas opções”. Regina Janeiro, recordou que os espaço agora cedido é utilizado já há alguns anos pela Comissão de Moradores do Bairro, que ali tem desenvolvido as suas actividades, tratando-se “de passar para o papel” o que funciona na prática. Comissão assinala os seus 40 anos de vida Carlos Ferreira, Coordenador da Comissão de Moradores do Bairro 3, recordou que assinatura do Contrato de Comodato ocorre no ano que a Comissão assinala os seus 40 anos de vida. Referiu as diversas actividades que são dinamizadas pela Comissão no âmbito desportivo Ginástica de Manutenção e Karaté, no âmbito cultural o Grupo Coral e Polifónico do Alto do Seixalinho, para além da utilização das instalações pelos alunos da Escola do Ensino Básico nº 6, para aulas de Educação Fisica. Carlos Humberto, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, salientou que a importância da assinatura deste Contrato de Comodato, uma vez que contribui – “para resolver os problemas das pessoas” e recordou que sendo assinado no ano que se comemoram os 40 anos do 25 de Abril, este é um exemplo que se continua a trabalhar – “para fazer coisas, para construir coisas”. |
pagar menos na sua contabilidade é POSSÍVEL!O Gabinete de Contabilidade, Fiscalidade e Gestão da Associação das Colectividades do Concelho do Barreiro abriu portas ao Movimento Associativo Popular (MAP) no inicio de Fevereiro de 2013, no Centro Comercial Cidade Nova (em frente da sede do Partido Comunista), na Rua Miguel Bombarda, n.º 126 A, Loja 12, no Barreiro, entre as 15h e as 20h (2ª, 4ª e 6ª Feiras) e entre as 15h e as 19h (3ª e 5ª Feiras). Siga-nos!
|
boletim | |
File Size: | 238 kb |
File Type: |
VANTAGENS DE SER ASSOCIADO DA ACCB E DA CPCCRD
Vantagens | |
File Size: | 1053 kb |
File Type: |
faleceu joão dos reis
cidadão «barreiro reconhecido» 2012 na área do associativismo
A direcção do Grupo Dramático Recreativo " Os Leças", comunicou o falecimento do Amigo João dos Reis, de 94 anos, que recebeu o galardão «Barreiro Reconhecido» na área do Associativismo 2012.
Os Órgãos Sociais da Associação das Colectividades do Concelho do Barreiro endereça as condolência à direcção do Grupo Desportivo Recreativos "Os Leças", aos sócios, à família e aos amigos. Um abraço solidário.
João dos Reis sempre foi, durante a ditadura, um combatente pela Liberdade e pela Democracia, o que lhe valeu a prisão durante 180 dias. Nasce a 10 de Dezembro de 1919 em Lagoa, no Algarve, tendo vindo morar para o Barreiro com apenas quatro anos. Completou a 4ª classe na Escola do Seixas e aos 12 anos começou a trabalhar na Serração Mecânica Barreirense e, aos 18, na Cordoaria Jacinto Nicola. Por esta altura, já era sócio do Grupo Dramático e
Recreativo “Os Leças”, considerando‐o, desde então e até hoje, como a sua primeira casa. Recorde‐se que a colectividade foi fundada a 7 de Fevereiro de 1926, numa barbearia onde se juntavam vários emigrantes que, no Barreiro, encontraram trabalho. (cont.)
Os Órgãos Sociais da Associação das Colectividades do Concelho do Barreiro endereça as condolência à direcção do Grupo Desportivo Recreativos "Os Leças", aos sócios, à família e aos amigos. Um abraço solidário.
João dos Reis sempre foi, durante a ditadura, um combatente pela Liberdade e pela Democracia, o que lhe valeu a prisão durante 180 dias. Nasce a 10 de Dezembro de 1919 em Lagoa, no Algarve, tendo vindo morar para o Barreiro com apenas quatro anos. Completou a 4ª classe na Escola do Seixas e aos 12 anos começou a trabalhar na Serração Mecânica Barreirense e, aos 18, na Cordoaria Jacinto Nicola. Por esta altura, já era sócio do Grupo Dramático e
Recreativo “Os Leças”, considerando‐o, desde então e até hoje, como a sua primeira casa. Recorde‐se que a colectividade foi fundada a 7 de Fevereiro de 1926, numa barbearia onde se juntavam vários emigrantes que, no Barreiro, encontraram trabalho. (cont.)
movimento associativo popular defendem os seus direitos
No próximo dia 16 de Dezembro de 2013 (2ª Feira), pelas 17h 30, em frente aos Paços do Concelho - Barreiro, o Movimento Associativo Popular do Barreiro e a Associação das Colectividades do Concelho do Barreiro - ACCB juntam-se a esta Indignação, Protesto e Luta, um convite partiu da União dos Sindicatos de Setúbal da CGTP.
"O Movimento Associativo Popular tem razões mais que suficientes para participarem nestas e noutras lutas, uma vez que o aumento de IVA`s, a electricidade e um número considerável de impostos vêm reduzir a sustentabilidade financeira das Associações e Colectividades que tanto fazem em beneficio dos sócios, dos familiares e da comunidade onde estão inseridos, afirmou um membro dos órgãos sociais da Associação das Colectividades do Concelho do Barreiro.
"O Movimento Associativo Popular tem razões mais que suficientes para participarem nestas e noutras lutas, uma vez que o aumento de IVA`s, a electricidade e um número considerável de impostos vêm reduzir a sustentabilidade financeira das Associações e Colectividades que tanto fazem em beneficio dos sócios, dos familiares e da comunidade onde estão inseridos, afirmou um membro dos órgãos sociais da Associação das Colectividades do Concelho do Barreiro.
liderança comunitária é o tema das primeiras conversas associativa no próximo domingo à tarde na cooperativa cultural popular barreirense
A Associação das Colectividades do Concelho do Barreiro tem o prazer de o(a) convidar a participar nas "Conversas Associativas", um novo espaço de debate, de diálogo e de tertúlia, que no seio de uma Associação ou Colectividade, possamos homenagear e divulgar o que se faz no movimento associativo popular.
As primeiras "Conversas Associativas" realizam-se no próximo dia 8 de Dezembro de 2013 (Domingo), pelas 16h 00, na Cooperativa Cultural Popular Barreirense - (Rua Miguel Bombarda 64, 2830 Barreiro) com a apresentação do livro "Liderança Comunitária - Estudo Colaborativo com Dirigentes Associativos", com a presença dos co-autores deste Estudo: Artur Martins, Deolinda Nunes e Tiago Seixas - Licenciados e Mestre em Desenvolvimento Comunitário.
As primeiras "Conversas Associativas" realizam-se no próximo dia 8 de Dezembro de 2013 (Domingo), pelas 16h 00, na Cooperativa Cultural Popular Barreirense - (Rua Miguel Bombarda 64, 2830 Barreiro) com a apresentação do livro "Liderança Comunitária - Estudo Colaborativo com Dirigentes Associativos", com a presença dos co-autores deste Estudo: Artur Martins, Deolinda Nunes e Tiago Seixas - Licenciados e Mestre em Desenvolvimento Comunitário.
o pATRIMÓNIO FERROVIÁRIO DO BARREIRO QUE FUTURO?
«O Património Ferroviário do Barreiro que futuro?»O Movimento Cívico de Salvaguarda do Património Ferroviário do Barreiro, vai realizar um colóquio/debate sobre “O Património Ferroviário do Barreiro, que futuro?”, que terá lugar no dia 7 de Dezembro às 15,30 horas, no Espaço L, Antiga Estação do Lavradio.
O colóquio/debate, contará com a participação de várias opiniões, entre as quais a de Rui Lopo Vereador CMB, Humberto Candeias, ABPMF, tendo sido também convidados, a Junta de Freguesia do Barreiro/ Lavradio, CP, Refer, etc.Colóquio/debate “O Património Ferroviário do Barreiro que futuro?”
No sentido de discutir com a comunidade, dando ideias e contributos para a preservação e uso do Património Ferroviário do Barreiro.
O Movimento Cívico de Salvaguarda do Património Ferroviário do Barreiro, vai realizar um colóquio/debate sobre “O Património Ferroviário do Barreiro, que futuro?”, que terá lugar no dia 7 de Dezembro às 15,30 horas, no Espaço L, Antiga Estação do Lavradio, para qual convidamos todos os cidadãos interessados.
O colóquio/debate, contará com a participação de várias opiniões, entre as quais a de Rui Lopo Vereador CMB, Humberto Candeias, ABPMF, tendo sido também convidados, a Junta de Freguesia do Barreiro/ Lavradio, CP, Refer, etc.
A história do Barreiro contemporâneo confunde-se com a do desenvolvimento industrial português, iniciado em meados do século XX com a introdução do caminho-de-ferro. Desde essa época o Barreiro, foi alvo de transformações profundas, cujas marcas estão bem vivas na cultura e na mentalidade das sucessivas gerações.
A realidade ferroviária faz parte da história e da memória do povo do Barreiro, nos seus diferentes aspectos da cultura material e imaterial. Trata-se de um legado que encontra expressão em diferentes testemunhos, desde a componente arquitectónica, à antropológica e sociológica, com expressão em vivências quotidianas, ofícios, saberes, profissões, modos de estar, sentir e viver.
Neste contexto, interessa valorizar e preservar para o futuro para o futuro, o legado da cultura ferroviária, como um dos pilares fundamentais da identidade cultural dos barreirenses.
Tal objectivo é desejável e possível de alcançar com a conjugação de esforços entre os organismos oficiais para o Património – Instituto Português do Património, (ex-IGESPAR) – as autarquias (CMB e Juntas de Freguesia), as empresas ferroviárias e afins (CP, REFER, EMEF, CP-CARGA, SOFLUSA, TRANSTEJO), e as associações de cidadãos viradas para a temática.
MCSPFB
O colóquio/debate, contará com a participação de várias opiniões, entre as quais a de Rui Lopo Vereador CMB, Humberto Candeias, ABPMF, tendo sido também convidados, a Junta de Freguesia do Barreiro/ Lavradio, CP, Refer, etc.Colóquio/debate “O Património Ferroviário do Barreiro que futuro?”
No sentido de discutir com a comunidade, dando ideias e contributos para a preservação e uso do Património Ferroviário do Barreiro.
O Movimento Cívico de Salvaguarda do Património Ferroviário do Barreiro, vai realizar um colóquio/debate sobre “O Património Ferroviário do Barreiro, que futuro?”, que terá lugar no dia 7 de Dezembro às 15,30 horas, no Espaço L, Antiga Estação do Lavradio, para qual convidamos todos os cidadãos interessados.
O colóquio/debate, contará com a participação de várias opiniões, entre as quais a de Rui Lopo Vereador CMB, Humberto Candeias, ABPMF, tendo sido também convidados, a Junta de Freguesia do Barreiro/ Lavradio, CP, Refer, etc.
A história do Barreiro contemporâneo confunde-se com a do desenvolvimento industrial português, iniciado em meados do século XX com a introdução do caminho-de-ferro. Desde essa época o Barreiro, foi alvo de transformações profundas, cujas marcas estão bem vivas na cultura e na mentalidade das sucessivas gerações.
A realidade ferroviária faz parte da história e da memória do povo do Barreiro, nos seus diferentes aspectos da cultura material e imaterial. Trata-se de um legado que encontra expressão em diferentes testemunhos, desde a componente arquitectónica, à antropológica e sociológica, com expressão em vivências quotidianas, ofícios, saberes, profissões, modos de estar, sentir e viver.
Neste contexto, interessa valorizar e preservar para o futuro para o futuro, o legado da cultura ferroviária, como um dos pilares fundamentais da identidade cultural dos barreirenses.
Tal objectivo é desejável e possível de alcançar com a conjugação de esforços entre os organismos oficiais para o Património – Instituto Português do Património, (ex-IGESPAR) – as autarquias (CMB e Juntas de Freguesia), as empresas ferroviárias e afins (CP, REFER, EMEF, CP-CARGA, SOFLUSA, TRANSTEJO), e as associações de cidadãos viradas para a temática.
MCSPFB
FCDS - Setúbal
desporto para todos - mostra de jogos tradicionais
"Desporto para todos - Mostra de Jogos Tradicionais" é o nome da acção que se vai realizar no próximo dia 24 de Novembro de 2013 (Domingo), às 9h 30, no Largo José Afonso.
Uma iniciativa da Federação das Colectividades do Distrito de Setúbal e Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto e com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e do Instituto Português do Desporto e da Juventude. |
parque catarina eugénia - barreiro acolheu a mostra de jogos tradicionais e populares"Desporto para todos - Mostra de Jogos Tradicionais e Populares" foi o nome da acção que se realizou no dia 17 de Novembro de 2013 (Sábado e Domingo), às 10h 00 e as 13h 00, no Parque Catarina Eufémia - Barreiro, dirigido às crianças e adultos.
Uma iniciativa da Associação das Colectividades do Concelho do Barreiro, da Federação das Colectividades do Distrito de Setúbal e da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto e com o apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ). festa do desporto 2013 | 16 de novembroA 7ª edição 2013 da Festa do Desporto realizou-se no dia 16 de Novembro às 21h 00, no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho. No âmbito desta Festa, que celebra e homenageia o desporto do Concelho, proceder-se à Cerimónia de Atribuição de Medalhas de Bons Serviços e Dedicação aos clubes/coletividades/equipas/atletas do Barreiro que se destacaram no panorama nacional e/ou internacional na pretérita temporada. Realizou-se um espectáculo, com vários momentos de animação.
«Vamos conversar, vamos construir»De Julho a Novembro de 2013, a Associação das Colectividades do Concelho do Barreiro - ACCB, pretende identificar, conhecer, diagnosticar e elencar as mais diversas situações e problemas que afectam os Dirigentes Associativos Voluntários (DAV), as Associações e as Colectividades do Concelho do Barreiro, sob o lema "Vamos Conversar, Vamos Construir".
Vamos Conversar com inúmeras associações e colectividades do Concelho, de forma a conhecer o que cada uma das organizações faz para os sócios, para a freguesia e para comunidade. "Vamos Conversar, Vamos Construir" é um forma de contarmos convosco para conversar e para conhecer. A melhor forma de agendarmos esta conversa, passa por enviar-nos uma mensagem para o seguinte e-mail: [email protected] . Fale connosco. Apresente-nos as dúvidas e as interrogações sobre determinadas matérias e inúmeros assuntos. 31 de janeiro acolhe sessão de esclarecimento de redução dos consumos de energia nas sedes das colectividadesNo dia 29 de Agosto (5ª feira), às 21h 30, no Clube Dramático de Instrução e Recreio 31 de Janeiro - Os Celtas, realizámos uma Sessão de Esclarecimento sobre os consumos de energia eléctrica e a possibilidade de reduzi-la na ordem dos 10%.
Está para já confirmada a possibilidade de uma redução de 10% para as Associações e as Colectividades que venham aderir a esta modalidade. Ficou, ainda, agendado realizarmos uma Sessão de Esclarecimento no próximo dia 19 de Setembro (5ª Feira), às 21h 00, no Centro Cultural e Recreativo da Juventude do Lavradio, de forma a esclarecermos os contornos dos gastos excessivos e a possibilidade de reduzir em 10% os pagamentos de energia nas sedes das Associações e Colectividades. A Associação das Colectividades do Concelho do Barreiro (ACCB) foi desafiada em finais de Julho para promover Sessões de Esclarecimento sobre a redução de energia eléctrica nas Associações e nas Colectividades, entre 5% e 10%, o que por si só merece uma especial atenção dos dirigentes associativos do concelho do Barreiro. Desta forma, a ACCB e o Clube Dramático de Instrução e Recreio 31 de Janeiro - Os Celtas, dentro das nossas possibilidades, agendou para o próximo dia 29 de Agosto (5ª Feira), entre as 21h 00 e as 23h 30, uma Sessão de Esclarecimento, na respectiva sede. A ACCB aceitou este desafio. Assumiu também, ouvir os técnicos da empresa energética e realizar esta e outras Sessões nas diversas freguesias do Concelho. Vamos continuar a procurar melhores condições para o Movimento Associativo Popular do Concelho do Barreiro. |
DIRECÇÃO.
licenças de ruído passam a ser emitidas pelas juntas de freguesiaO licenciamento das actividades ruidosas, passou a ser da responsabilidade das Juntas de Freguesia, por força da Lei n.º 75/2013 de 12 Setembro, artigo 16.º n.º 3 alínea c) que entrou em vigor no dia 30 Setembro de 2013, que se reproduz:
Compete ainda à junta de freguesia o licenciamento das seguintes actividades: a) Venda ambulante de lotarias; b) Arrumador de automóveis; c) Actividades ruidosas de carácter temporário que respeitem a festas populares, romarias, feiras, arraiais e bailes. órgãos sociais da associação das colectividades do barreiro REUNIram na antiga estação do lavradioOs Órgãos Sociais da Associação das Colectividades do Concelho do Barreiro (ACCB) reuniram no dia 10 de Outubro (5ª feira), às 21h 00, na antiga Estação do Lavradio.
A presença de todos os elementos do Órgãos Sociais da Associação foi importante, uma vez que nesta reunião discutiram-se assuntos e temáticas estruturais e inevitaveis fundamentais para afirmação, desenvolvimento e aprofundamento da organização, relação inter-associativa e parcerias a realizar pela Estrutura Descentralizada da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto. Até Dezembro (último trimestre de 2013), vamos realizar diversas actividades/acções direccionadas ao Movimento Associativo Popular do Concelho do Barreiro, nomeadamente:
|