Jogos tradicionais e populares vão às escolas do 1º ciclo no barreiro"Desporto para todos - Mostra de Jogos Tradicionais e Populares" é o nome da acção que se vai realizar no dia 29 de Novembro de 2013 (6ª Feira), às 9h 00 e as 13h 00, no Escola do 1º Ciclo, N.º 5 - Alto do Seixalinho, dirigido às crianças.
Uma iniciativa da Associação das Colectividades do Concelho do Barreiro, da Federação das Colectividades do Distrito de Setúbal e da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto e com o apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ). o pATRIMÓNIO FERROVIÁRIO DO BARREIRO QUE FUTURO?
O Movimento Cívico de Salvaguarda do Património Ferroviário do Barreiro, vai realizar um colóquio/debate sobre “O Património Ferroviário do Barreiro, que futuro?”, que terá lugar no dia 7 de Dezembro às 15,30 horas, no Espaço L, Antiga Estação do Lavradio.
O colóquio/debate, contará com a participação de várias opiniões, entre as quais a de Rui Lopo Vereador CMB, Humberto Candeias, ABPMF, tendo sido também convidados, a Junta de Freguesia do Barreiro/ Lavradio, CP, Refer, etc.Colóquio/debate “O Património Ferroviário do Barreiro que futuro?” No sentido de discutir com a comunidade, dando ideias e contributos para a preservação e uso do Património Ferroviário do Barreiro. O Movimento Cívico de Salvaguarda do Património Ferroviário do Barreiro, vai realizar um colóquio/debate sobre “O Património Ferroviário do Barreiro, que futuro?”, que terá lugar no dia 7 de Dezembro às 15,30 horas, no Espaço L, Antiga Estação do Lavradio, para qual convidamos todos os cidadãos interessados. O colóquio/debate, contará com a participação de várias opiniões, entre as quais a de Rui Lopo Vereador CMB, Humberto Candeias, ABPMF, tendo sido também convidados, a Junta de Freguesia do Barreiro/ Lavradio, CP, Refer, etc. A história do Barreiro contemporâneo confunde-se com a do desenvolvimento industrial português, iniciado em meados do século XX com a introdução do caminho-de-ferro. Desde essa época o Barreiro, foi alvo de transformações profundas, cujas marcas estão bem vivas na cultura e na mentalidade das sucessivas gerações. A realidade ferroviária faz parte da história e da memória do povo do Barreiro, nos seus diferentes aspectos da cultura material e imaterial. Trata-se de um legado que encontra expressão em diferentes testemunhos, desde a componente arquitectónica, à antropológica e sociológica, com expressão em vivências quotidianas, ofícios, saberes, profissões, modos de estar, sentir e viver. Neste contexto, interessa valorizar e preservar para o futuro para o futuro, o legado da cultura ferroviária, como um dos pilares fundamentais da identidade cultural dos barreirenses. Tal objectivo é desejável e possível de alcançar com a conjugação de esforços entre os organismos oficiais para o Património – Instituto Português do Património, (ex-IGESPAR) – as autarquias (CMB e Juntas de Freguesia), as empresas ferroviárias e afins (CP, REFER, EMEF, CP-CARGA, SOFLUSA, TRANSTEJO), e as associações de cidadãos viradas para a temática. MCSPFB liderança comunitária debatida na cooperativa cultural popular barreiresenseA Associação das Colectividades do Concelho do Barreiro convida os interessados em participar nas "Conversas Associativas", um novo espaço de debate, de diálogo e de tertúlia, que no seio de uma Associação ou Colectividade, possamos homenagear e divulgar o que se faz no movimento associativo popular.
As primeiras "Conversas Associativas" realizam-se no próximo dia 8 de Dezembro de 2013 (Domingo), pelas 16h 00, na Cooperativa Cultural Popular Barreirense - (Rua Miguel Bombarda 64, 2830 Barreiro) com a apresentação do livro "Liderança Comunitária - Estudo Colaborativo com Dirigentes Associativos", com a presença dos co-autores deste Estudo: Artur Martins, Deolinda Nunes e Tiago Seixas - Licenciados e Mestre em Desenvolvimento Comunitário. ACCB desporto para todos - mostra de jogos tradicionais "Desporto para todos - Mostra de Jogos Tradicionais" foi o nome da acção que se realizou no dia 24 de Novembro de 2013 (Domingo), às 9h 30, no Largo José Afonso.
Uma iniciativa da Federação das Colectividades do Distrito de Setúbal e Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto e com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e do Instituto Português do Desporto e da Juventude. ACCB
|
EDITORIALconversas associativas arrancam em dezembro de 2013As primeiras "Conversas Associativas" realizam-se no próximo dia 8 de Dezembro de 2013 (Domingo), pelas 16h 00, na Cooperativa Cultural Popular Barreirense - (Rua Miguel Bombarda 64, 2830 Barreiro) com a apresentação do livro "Liderança Comunitária - Estudo Colaborativo com Dirigentes Associativos", com a presença dos co-autores deste Estudo: Artur Martins, Deolinda Nunes e Tiago Seixas - Licenciados e Mestre em Desenvolvimento Comunitário. Participem!
ACCB festa do desporto 2013 | 16 de novembroA edição 2013 da Festa do Desporto realizou-se no dia 16 de Novembro pelas 21h 00, no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho. No âmbito desta Festa, que celebra e homenageia o desporto do Concelho, procedeu-se à Cerimónia de Atribuição de Medalhas de Bons Serviços e Dedicação aos clubes, colectividades, equipas e atletas do Barreiro que se destacaram no panorama nacional e/ou internacional na pretérita temporada.
formação para os dirigentes associativos do concelho do barreiro Está em marcha um levantamento das necessidades de formação dos dirigentes associativos voluntários. Ou seja, todos os directores dos órgãos sociais (Mesa da Assembleia; Concelho Fiscal; Direcção e outros colaboradores) do concelho do Barreiro podem frequentar estas Acções de Formação, gratuitas e com possibilidade de certificação.
Para que seja uma realidade, pedimos que um ou dois elementos da Direcção sejam responsáveis por recolher a informação no seio da Associação e/ou Colectividade e preencher o seguinte formulário: accb e fcds
|